×
Melão
Janeiro 15, 2019
MELÃO/CEPEA: Frio pode desestimular consumo na União Europeia
Países da América Central iniciam os primeiros embarques ao bloco

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Frio pode desestimular consumo na União Europeia Ver fotos

Piracicaba, 15 – Com a proximidade do fim da safra 2018/19, as exportações brasileiras de melão devem se reduzir gradualmente em janeiro, já que a demanda internacional, principalmente por parte da União Europeia, deve se enfraquecer no período. Na Europa, o clima mais frio pode desestimular o consumo da fruta – considerada refrescante.

Outro ponto a ser considerado é que a maior parte dos melões brasileiros exportados é da variedade amarelo. No entanto, de acordo com notícia veiculada pelo Fresh Plaza, há uma maior procura pelo cantaloupe harper na Europa – fazendo com que importadores recorram às frutas de outros países, como Honduras (que se concentra na produção desta variedade).

Além disso, a Costa Rica também antecipou sua entrada no bloco europeu. Em fevereiro, além dos países da América Central, a Itália deve iniciar sua temporada, restringindo maiores vendas do melão brasileiro.

Vale lembrar que a safra 2018/19, iniciada em agosto/18, começou com um ritmo mais lento, devido ao atraso da campanha espanhola. Assim, a entrada da fruta brasileira coincidiu com o cenário de alta oferta, o que também pressionou as cotações no mercado internacional.

A recuperação veio apenas em dezembro/18, quando os envios atingiram patamares de 39 mil toneladas e de US$ 26 milhões, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
consumo de frutas na Europa
demanda por melão na UE
exportações de melão
frutas brasileiras
melão
mercado internacional
safra 2018/19 de melão