×
Melão
Maio 31, 2022
MELÃO/CEPEA: Exportações surpreendem em abril
Volume sobe frente ao mesmo mês do ano passado

Por Vitor Provinciatto Gonçalves, Matheus Corsini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações surpreendem em abril Ver fotos

Piracicaba, 31 – Assim como de costume, as exportações brasileiras de melão se reduziram em abril frente a março, já que a principal região exportadora, Rio Grande do Norte/Ceará, entrou em entressafra. Porém, de forma surpreendente, os embarques foram superiores aos do mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado de melão em abril foi de cerca de 11 mil toneladas, queda de 23% frente a março/22 e aumento de 47% frente a abril/21. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o ocorrido pode ser explicado pela baixa oferta da fruta na Europa, pelo mercado brasileiro complicado pela crise econômica, e pela taxa de câmbio ainda atrativa. Assim, mesmo em entressafra, aqueles poucos produtores que ainda tinham melão optaram por exportar.

DESTINOS – Em abril/22, os principais importadores do melão brasileiro foram Reino Unido (com 37% do total exportado pelo Brasil no período), Espanha (também com 37%) e Holanda (Países Baixos), com 22%.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Ceará
entressafra
europa
exportação
melão
mercado doméstico
Rio Grande do Norte