10/12/2019

MELÃO/CEPEA: Exportações seguem a todo vapor

América do Norte ganha espaço nos envios

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELÃO/CEPEA: Exportações seguem a todo vaporVer fotos

Piracicaba, 10 – De acordo com exportadores brasileiros consultados pelo Hortifruti/Cepea, novembro foi marcado por envios satisfatórios de melão. O volume exportado da fruta totalizou 39 mil toneladas no mês, quantidade 26% superior à do mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A receita também aumentou quase 20%, registrando US$ 25 milhões.

Em novembro, os principais destinos do melão brasileiro continuaram sendo os países europeus, em especial Holanda, Espanha, Reino Unido e Itália – os quais, juntos, consumiram cerca de 92% dos embarques totais, segundo a Secex. O destaque, por sua vez, está relacionado ao incremento considerável das exportações para a América do Norte (Estados Unidos e Canadá) no período.

Apesar da pequena participação no total exportado pelo Brasil (apenas 3%), os embarques para os Estados Unidos e Canadá aumentaram 120% em novembro frente ao mesmo mês do ano passado. Este aumento pode estar relacionado às adversidades climáticas, associadas ao fenômeno Lorena, que prejudicou a melonicultura do México, principal fornecedor para estes países. Desta forma, outros ofertantes, como Brasil, Guatemala e Honduras, puderam expandir os envios para os dois países norte-americanos.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, envios de melão aos EUA, exportações de frutas, exportações de melão, melão, mercado internacional de melão, produção de melão

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui