×
Melão
Dezembro 9, 2019
MELÃO/CEPEA: Exportações seguem a todo vapor
América do Norte ganha espaço nos envios

Por Maria Giulia Marchesi e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações seguem a todo vapor Ver fotos

Piracicaba, 10 – De acordo com exportadores brasileiros consultados pelo Hortifruti/Cepea, novembro foi marcado por envios satisfatórios de melão. O volume exportado da fruta totalizou 39 mil toneladas no mês, quantidade 26% superior à do mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A receita também aumentou quase 20%, registrando US$ 25 milhões.

Em novembro, os principais destinos do melão brasileiro continuaram sendo os países europeus, em especial Holanda, Espanha, Reino Unido e Itália – os quais, juntos, consumiram cerca de 92% dos embarques totais, segundo a Secex. O destaque, por sua vez, está relacionado ao incremento considerável das exportações para a América do Norte (Estados Unidos e Canadá) no período.

Apesar da pequena participação no total exportado pelo Brasil (apenas 3%), os embarques para os Estados Unidos e Canadá aumentaram 120% em novembro frente ao mesmo mês do ano passado. Este aumento pode estar relacionado às adversidades climáticas, associadas ao fenômeno Lorena, que prejudicou a melonicultura do México, principal fornecedor para estes países. Desta forma, outros ofertantes, como Brasil, Guatemala e Honduras, puderam expandir os envios para os dois países norte-americanos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de melão aos EUA
exportações de frutas
exportações de melão
melão
mercado internacional de melão
produção de melão