16/11/2021

MELÃO/CEPEA: Exportações de outubro sobem significativamente

Volume se recupera na parcial da safra

Por Carolina Travaglini, Vitor Provinciatto e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELÃO/CEPEA: Exportações de outubro sobem significativamenteVer fotos

Piracicaba, 16 – Em outubro, houve aumento significativo nas exportações de melão da safra 2021/22 do Rio Grande do Norte/Ceará. Com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume enviado ao mercado externo foi de 45 mil toneladas no mês, crescimento de 62% frente a setembro. A receita, em dólar, teve alta de 57% na mesma comparação, chegando a US$ 30,8 milhões (FOB) no período.

Esse resultado foi tão positivo que, ainda de acordo com a Secex, foi o melhor para o mês de outubro nos últimos seis anos – chegando a quase bater o recorde de 2015. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, isso ocorreu devido à boa demanda internacional e ao dólar valorizado frente ao Real, que tem feito com que produtores priorizem ainda mais os envios internacionais em detrimento do mercado doméstico, afetado pela crise econômica.

Como resultado, os dados da parcial da safra 2021/22 apontam recuperação em relação ao início "travado" dos envios, visto que houve atraso no fechamento dos contratos internacionais, diante das incertezas mercadológicas e dos elevados custos de produção e do frete marítimo. Assim, o volume exportado entre agosto e outubro/21 avançou 2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 77 mil toneladas. A receita, em dólar, aumentou 7% na ocasião, somando apenas US$ 52 milhões (FOB).

Para os próximos meses, a tendência é de que os embarques nacionais de melão sigam positivos, semelhantes aos da campanha anterior.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: Cepea, desempenho das exportações de melão, envios de melão ao exterior, exportações de melão, HF Brasil, melão, mercado internacional de melão, safra 2021/22 de melão, safra de melão do RN/CE

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui