×
Melão
Novembro 16, 2022
MELÃO/CEPEA: Exportações crescem mais de 60% em outubro
Parcial da safra ainda registra queda

Por Matheus Corsini Nunes Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações crescem mais de 60% em outubro Ver fotos

Piracicaba, 16 – Assim como esperado, as exportações brasileiras de melão subiram em outubro. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado no mês passado foi de 35 mil toneladas, aumento de 63% quando comparado a setembro, mas queda de 23% frente a outubro de 2021.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, este aumento de um mês para o outro é normal, pois a colheita está avançando na principal região produtora, Rio Grande do Norte/Ceará, e as exportações estão ganhando ritmo. Porém, a menor quantidade em comparação com o ano passado é justificada por problemas logísticos, como o alto frete marítimo – que limita a rentabilidade do exportador –, a necessidade de mais contêineres e a baixa qualidade do serviço portuário.

PARCIAL DA SAFRA 2022/23 – De agosto a outubro, as exportações brasileiras de melão estão em queda. O volume embarcado foi de 58 mil toneladas, queda de 24% frente ao mesmo período do ano passado. Já a receita foi de US$ 44 milhões (FOB), recuo de 16% na mesma comparação.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
brasil
Ceará
exportação
exportação de melão
frete
logística
melão
Rio Grande do Norte
safra 2022/23