×
Melão
Outubro 19, 2020
MELÃO/CEPEA: Exportações crescem 36% nos primeiros meses de 2020
Baixa oferta europeia favorece procura pela fruta nacional

Por Maria Giulia Marchesi, Carolina Travaglini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações crescem 36% nos primeiros meses de 2020 Ver fotos

Piracicaba, 19 – As exportações brasileiras de melão, que já iniciaram a temporada com resultados positivos, em agosto, seguiram a todo vapor em setembro. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado no mês passado esteve 42% superior ao de setembro de 2019. Assim, na parcial da safra (agosto a setembro/20), os envios totalizaram 38 mil toneladas de melão, quantidade 36% superior à do mesmo período da campanha passada, com receita de US$ 25 milhões (FOB) – valor 35% maior, na mesma comparação.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, tais números se devem à boa procura europeia, já que a disponibilidade da fruta local está escassa. Vale ressaltar que este cenário está relacionado aos impactos da pandemia de covid-19 nos principais países produtores de melão, como a Espanha – onde houve relatos de queda de área em algumas localidades, além de problemas com a disponibilidade de mão de obra e até mesmo com as intempéries climáticas.

É importante pontuar, também, que muitos países europeus já estavam com medidas menos restritivas para a contenção da pandemia em meados deste ano, o que favoreceu os envios da fruta brasileira, e que o dólar valorizado frente ao Real continuou garantindo bons retornos aos exportadores – que aumentaram a área destinada aos embarques internacionais, a qual deve chegar a 90% da campanha do Rio Grande do Norte/Ceará. Para os próximos meses, agentes esperam que os embarques sigam positivos, mas temem a ocorrência de novos surtos da covid-19.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
demanda europeia por melão
envios em melão em 2020
exportações de frutas brasileiras
exportações de melão
HF Brasil
melão
mercado internacional
oferta de melão
produção de melão
safra de melão do Rio Grande do Norte/Ceará