×
Melão
Dezembro 7, 2021
MELÃO/CEPEA: Exportações batem recorde!
Dólar valorizado favorece embarques

Por Vitor Provinciatto Gonçalves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações batem recorde! Ver fotos

Piracicaba, 07 – A exportação de melão da safra brasileira 2021/22 começou lenta. Porém, nos últimos meses – em especial em novembro, que registrou o maior volume mensal –, os envios decolaram, fazendo com que a quantidade parcial exportada na campanha seja a terceira maior da série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A parcial da safra (agosto a novembro) totalizou 125 mil toneladas, aumento de 11% frente ao mesmo período da campanha passada, segundo a Secex. Já a receita, em dólar, somou US$ 83 milhões (FOB), alta de 13% na mesma comparação. Particularmente, em novembro, o volume foi de 48 mil toneladas, quantidade 6% maior que a de outubro e 29% superior à de novembro do ano passado.

Considerando os dados anuais, o cenário é ainda mais positivo, batendo o recorde na mesma série histórica mencionada acima. De janeiro a novembro, as exportações foram de 214 mil toneladas, com receita de US$ 137 milhões (FOB), ambos com aumento de aproximadamente 5% frente ao recorde anterior – de 2019, em volume, e de 2017, em receita.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, os bons resultados se devem ao dólar valorizado frente ao Real, à boa demanda externa e ao desânimo de produtores quanto ao comércio doméstico (custos elevados e preços baixos). Espera-se que os envios sigam em bons patamares até as festas de final de ano, quando devem recuar, visto o menor funcionamento dos portos.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comércio internacional de melão
embarques de melão ao exterior
exportações brasileiras de frutas
exportações de melão
HF Brasil
melão
safra 2021/22 de melão