23/03/2021

MELÃO/CEPEA: Europa segue como principal destino na safra 2020/21

Últimos embarques estão sendo realizados neste mês

Por Carolina Travaglini e Marcela Barbieri
Em parceria com
Syngenta
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELÃO/CEPEA: Europa segue como principal destino na safra 2020/21Ver fotos

Piracicaba, 23 – No geral, a exportação brasileira de melão está praticamente estável na parcial da safra 2020/21 (agosto a fevereiro). O volume embarcado recuou apenas 2% frente ao mesmo período da temporada anterior, totalizando 218,7 milhões de toneladas, de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já a receita, em dólar, aumentou 1%, somando US$ 141 milhões (FOB).

Neste mesmo período, a Europa continuou como o principal destino da fruta brasileira, sendo responsável pela compra de 94% do volume total exportado. Considerando-se os países isoladamente, os principais foram: Holanda (com 35% de participação, na mesma comparação), Reino Unido (com 27%) e Espanha (com 25%), ainda segundo a Secex.

É interessante destacar que o Reino Unido ultrapassou a Espanha no ranking dos principais importadores de melão brasileiro – na campanha passada, este país estava em segundo lugar, mas perdeu a colocação nesta. Isso porque o volume comprado pelo Reino Unido aumentou 9% na parcial da safra 2020/21, totalizando 58,3 milhões de toneladas.

BREXIT – Com a saída do Reino Unido da União Europeia, a alíquota de importação do melão brasileiro se reduziu para 8% a partir de 1º de janeiro de 2021, segundo o portal do governo local. Porém, as alterações tarifárias realizadas pelo Reino Unido não se aplicam somente ao Brasil, mas a todos os países, ao mesmo tempo em que outros têm as tarifas zeradas, como é o caso de algumas localidades da América Central, África e Europa.

Agora, para boa parte dos exportadores brasileiros, os embarques já estão chegando ao fim, restando poucos envios do amarelo e do pele de sapo, cedendo lugar à campanha da América Central e, posteriormente, da Europa.

Fonte: hfbrasil.org.br, Secex e GOV.UK

Tags: Cepea, embarques de melão, exportações de frutas, exportações de melão, HF Brasil, mercado internacional de melão, safra 2020/2021 de melão

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui