×
Melão
Março 23, 2021
MELÃO/CEPEA: Europa segue como principal destino na safra 2020/21
Últimos embarques estão sendo realizados neste mês

Por Carolina Travaglini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Europa segue como principal destino na safra 2020/21 Ver fotos

Piracicaba, 23 – No geral, a exportação brasileira de melão está praticamente estável na parcial da safra 2020/21 (agosto a fevereiro). O volume embarcado recuou apenas 2% frente ao mesmo período da temporada anterior, totalizando 218,7 milhões de toneladas, de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já a receita, em dólar, aumentou 1%, somando US$ 141 milhões (FOB).

Neste mesmo período, a Europa continuou como o principal destino da fruta brasileira, sendo responsável pela compra de 94% do volume total exportado. Considerando-se os países isoladamente, os principais foram: Holanda (com 35% de participação, na mesma comparação), Reino Unido (com 27%) e Espanha (com 25%), ainda segundo a Secex.

É interessante destacar que o Reino Unido ultrapassou a Espanha no ranking dos principais importadores de melão brasileiro – na campanha passada, este país estava em segundo lugar, mas perdeu a colocação nesta. Isso porque o volume comprado pelo Reino Unido aumentou 9% na parcial da safra 2020/21, totalizando 58,3 milhões de toneladas.

BREXIT – Com a saída do Reino Unido da União Europeia, a alíquota de importação do melão brasileiro se reduziu para 8% a partir de 1º de janeiro de 2021, segundo o portal do governo local. Porém, as alterações tarifárias realizadas pelo Reino Unido não se aplicam somente ao Brasil, mas a todos os países, ao mesmo tempo em que outros têm as tarifas zeradas, como é o caso de algumas localidades da América Central, África e Europa.

Agora, para boa parte dos exportadores brasileiros, os embarques já estão chegando ao fim, restando poucos envios do amarelo e do pele de sapo, cedendo lugar à campanha da América Central e, posteriormente, da Europa.

Fonte: hfbrasil.org.br, Secex e GOV.UK

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
embarques de melão
exportações de frutas
exportações de melão
HF Brasil
mercado internacional de melão
safra 2020/2021 de melão