×
Melão
Fevereiro 18, 2021
MELÃO/CEPEA: Como estão os preparativos para a safra do Vale?
Plantio se intensifica na região

Por Carolina Travaglini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Como estão os preparativos para a safra do Vale? Ver fotos

Piracicaba, 18 – O plantio da safra principal de melão do Vale do São Francisco (BA/PE) se iniciou para alguns produtores em janeiro, mas deve se estender para a maior parte deles nas próximas semanas. Isso porque os agentes estão aguardando a intensificação das chuvas na região, previstas para o fim deste mês, para um melhor preparo do solo e posterior cultivo – de maneira que as precipitações ocorram em menor volume durante o desenvolvimento da fruta, a fim de evitar problemas com doenças fúngicas e bacterioses.

De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, espera-se uma área plantada similar à da campanha passada, pois, apesar dos bons retornos anteriores, ainda existem incertezas mercadológicas geradas pela pandemia – como alguns setores com funcionamento limitado, a exemplo do hoteleiro, e a economia em recuperação. Em relação às variedades, o amarelo segue como enfoque, mas também haverá orange e pele de sapo, em menores proporções.

A colheita substancial da safra de melão baiana/pernambucana deve ocorrer a partir de abril, coincidindo com a finalização da atividade no Rio Grande do Norte/Ceará. Será neste momento que produtores intensificarão o embalo da fruta e a comercialização com o Sudeste, principal polo consumidor do País, visto que a concorrência será menor. Vale lembrar que agora, na entressafra, seus melões estão sendo vendido a granel no mercado regional.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de melão no Vale do São Francisco
Cepea
HF Brasil
melão
oferta de melão
plantio de melão no Vale do São Francisco
produção de melão