×
Melão
Agosto 23, 2021
MELÃO/CEPEA: Como está o início da safra 2021/22?
Exportações aumentam gradualmente

Por Carolina Travaglini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Como está o início da safra 2021/22? Ver fotos

Piracicaba, 23 – A colheita de melão da safra 2021/22 se iniciou para todos os produtores do Rio Grande do Norte/Ceará neste mês. De acordo com levantamentos realizados pelo Hortifruti/Cepea, a intensificação da atividade tem sido gradual e a prioridade da campanha deve continuar sendo o mercado internacional, com expectativa de volumes semelhantes enviados para a Europa, principal destino brasileiro.

Inicialmente, apenas a variedade amarela estava sendo exportada e, agora, ao final do mês, a pele de sapo. Destaca-se, porém, que muitas empresas relataram dificuldades em negociar os preços externos da fruta, em função do aumento do frete marítimo – mas esperam que, ao menos, o dólar valorizado frente ao Real garanta um bom retorno.

Quanto ao mercado doméstico, poucos estão trabalhando com o melão por aqui, devido ao aumento do custo de produção. Assim, com as exportações sendo priorizadas, a oferta em âmbito nacional ainda não cresceu. E, juntamente com o clima mais quente e a volta às aulas presenciais em alguns locais, que favoreceram a procura pela fruta, os preços conseguiram subir na parcial de agosto. Entre 1º a 20/08, a cotação média do amarelo tipos 6 e 7 fechou em R$ 27,87/cx de 13 kg no RN/CE (posto SP), valor 6% superior ao mesmo período do mês anterior.

Para as próximas semanas, a colheita na região potiguar/cearense deve ganhar ritmo, assim como os embarques internacionais, visto que a oferta de melão local da Europa deve recuar significativamente, com o fim da safra espanhola.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de melão à Europa
exportações de melão
HF Brasil
melão
mercado internacional de melão
safra 2021/22 de melão do RN/CE