×
Melão
Agosto 3, 2022
MELÃO/CEPEA: Como encerrou a safra do Vale?
Preço médio foi atrativo a produtores locais

Por Vitor Provinciatto Gonçalves, Matheus Corsini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Como encerrou a safra do Vale? Ver fotos

Piracicaba, 03 – A safra principal de melão do Vale do São Francisco (BA/PE) se encerrou em julho e, de modo geral, o preço médio registrado foi atrativo aos produtores locais. De acordo com dados do Hortifruti/Cepea, a cotação do amarelo vendido a granel foi de R$ 2,39/kg entre abril e julho/22, aumento de 131% frente ao mesmo período do ano passado.

Produtores relataram que o ocorrido se deve à menor oferta na região e na sua concorrente, Rio Grande do Norte/Ceará, que é justificada pelo clima mais chuvoso da primeira metade do ano, pelo maior custo de produção e pelo receio de como o mercado interno ficaria em meio à crise econômica.

Destaca-se, porém, que o cenário poderia ser ainda melhor se o elevado custo de produção não pesasse tanto sobre a rentabilidade. O alto preço dos fertilizantes foi um dos mais comentados como fator restritivo.

Para a entressafra, que ocorrerá nos próximos meses, espera-se menores cotações, devido à concorrência com o melão do Rio Grande do Norte/Ceará. Por outro lado, pode haver uma retomada no consumo – diante do clima mais quente da primavera e do verão.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Ceará
cotação
crise econômica
custo de produção
demanda
melão
mercado
oferta
preço
rentabilidade
Rio Grande do Norte
vale do são francisco