×
Melão
Junho 28, 2022
MELÃO/CEPEA: Com pouca oferta na Europa, Brasil aumenta exportação na entressafra
Entre abril e maio, envios subiram 38% frente ao mesmo período de 2021

Por Vitor Provinciatto Gonçalves, Matheus Corsini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Com pouca oferta na Europa, Brasil aumenta exportação na entressafra Ver fotos

Piracicaba, 28 – Assim como no Brasil, a oferta de melão está baixa na Europa nos últimos meses, segundo notícia do Fresh Plaza. Esse cenário elevou as cotações na roça e, consequentemente, afetou as margens dos distribuidores. Na Espanha, principal país europeu produtor, a safra se atrasou diante do impacto do clima, sobretudo na fase de floração – chuvas abundantes e frio. Além disso, houve redução da área cultivada por lá. O clima também afetou o rendimento dos pomares e a qualidade da fruta na Espanha, havendo maior oferta de melões miúdos, que estão sendo exportados.

Diante deste cenário de baixa oferta na Europa, distribuidores europeus estão buscando por mais melões nos países da África e da América. Assim, mesmo com a produção brasileira em entressafra, os embarques ao velho continente cresceram. De acordo com a Secex, o volume exportado pelo Brasil foi de 14,98 mil toneladas entre abril e maio, aumento de 38% frente ao mesmo período do ano passado. A receita em dólar foi de US$ 9 milhões (FOB), incremento de 50% na mesma comparação. O aumento poderia ser ainda maior se não fosse ao impacto das chuvas no Rio Grande do Norte/Ceará.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
brasil
Ceará
chuva
clima
espanha
europa
exportação
melão
oferta
Rio Grande do Norte