×
Melão
Maio 19, 2021
MELÃO/CEPEA: Colheita avança no Vale, mas não como o esperado
Segundo relatos, alguns produtores podem ter diminuído área

Por Carolina Travaglini e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Colheita avança no Vale, mas não como o esperado Ver fotos

Piracicaba, 19 – A colheita de melão continua aumentando gradualmente no Vale do São Francisco (BA/PE) neste mês. Porém, o nível de oferta está inferior ao observado nas safras passadas. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, pode ter ocorrido leve redução de área nas roças locais, visto o receio de produtores quanto ao mercado nacional e ao acréscimo significativo nos custos dos principais insumos agrícolas.

Assim, diante da menor disponibilidade da fruta na região e da maior comercialização a granel – em decorrência da escassez de caixas de papelão – neste ano, o melão amarelo (vendido a granel) obteve média de R$ 1,02/kg na primeira quinzena deste mês, valor 12% superior ao do mesmo período de 2020. Cabe destacar que, no caso do produto embalado dos tipos 6 e 7, houve desvalorização de 18% na mesma comparação, registrando média de R$ 23,93/cx de 13 kg, por conta da dificuldade de comércio com os grandes centros consumidores.

Essa dificuldade, por sua vez, se deve, segundo agentes, ao clima mais frio no Sul e no Sudeste e, também, à atual crise econômica brasileira, agravada pela pandemia da covid-19 – que tem afetado o poder de compra do consumidor, o qual direciona o orçamento familiar para alimentos considerados mais essenciais. Assim, com a aproximação do inverno em junho, a demanda por melão pode continuar limitada, mas a tendência é de que a oferta siga semelhante à de maio.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de melão
Cepea
colheita de melão
comercialização de melão
HF Brasil
melão
oferta de melão
perspectivas para o mercado de melão
preços de melão