18/01/2019

MELÃO/CEPEA: Chuva atrapalha colheita no RN/CE

Algumas frutas foram, inclusive, colocadas em quarentena

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELÃO/CEPEA: Chuva atrapalha colheita no RN/CEVer fotos

Piracicaba, 18 – Com menor oferta nesta semana (14 a 18/01), o preço de melão se elevou no Rio Grande do Norte/Ceará. Devido às chuvas em algumas áreas no início da semana, houve atraso na colheita para determinados produtores. Além disso, para estes, também foi necessário colocar as frutas em quarentena – processo que consiste em embalar os melões e mantê-los armazenados e em observação por 72 horas para garantir a sanidade das frutas –, principalmente o amarelo e o pele de sapo.

Isso levou a uma pequena redução na oferta, que somada a uma maior demanda, valorizou a fruta em 3%, que fechou a semana com preço médio de R$ 20,17/cx de 13 kg para o amarelo tipos 6 e 7. Vale destacar que, a oferta de melões ainda pode ter redução para o mercado doméstico até o final do mês devido a dois fatores: exportações e fim de safra no RN/CE. Enquanto as exportações ainda são prioridade, grande parte do plantio desta praça já foi finalizado em dezembro e alguns produtores plantaram menos por receio das chuvas. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, também é esperada menor produtividade em janeiro por conta das elevadas temperaturas, que podem levar ao abortamento de flores, reduzindo a produção e, consequentemente, a oferta.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: amarelo, Cepea, chuva, exportação, HF Brasil, melão, oferta, pele de sapo, preço, rn/ce, safra 2018/19

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui