08/11/2018

MELANCIA/CEPEA: Uruana encerra temporada 2018

Safra goiana finaliza no azul, mas resultados ainda ficam abaixo do esperado

Por Mariane Novais, Laleska Moda e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Uruana encerra temporada 2018Ver fotos

Piracicaba, 8 – A safra de melancia em Uruana (GO) está praticamente finalizada, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Na semana passada (29/10 a 1º/11), grande parte dos produtores já havia encerrado os trabalhos, restando apenas poucos frutos para colheita nas roças. Com as chuvas de outubro, melancicultores aceleraram as atividades de campo na praça, a fim de minimizar as perdas.

As cotações médias (de abril a outubro) estiveram em R$ 0,66/kg para a melancia graúda (>12 kg), avanço de 37,5% em relação ao mesmo período de 2017. Com isso, a rentabilidade unitária registrada na safra 2018 foi superior à de 2017, com cotações 66,3% acima dos custos médios.

Apesar dos preços superiores nesta temporada, no geral, colaboradores observam que os resultados deixaram a desejar. Isso porque, os maiores valores foram verificados principalmente no início da safra, em abril – sendo que, no pico da colheita, as cotações da melancia permaneceram mais próximas do custo de produção. Neste cenário, a margem de lucro abaixo do esperado pode limitar os investimentos em novas áreas em 2019.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, cotação, custos médios de produção, fim de safra, Hortifruti Brasil, melancia, preço de melancia, produção de melancia, safra de melancia de Uruana (GO)

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui