×
Melancia
Novembro 8, 2018
MELANCIA/CEPEA: Uruana encerra temporada 2018
Safra goiana finaliza no azul, mas resultados ainda ficam abaixo do esperado

Por Mariane Novais, Laleska Moda e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Uruana encerra temporada 2018 Ver fotos

Piracicaba, 8 – A safra de melancia em Uruana (GO) está praticamente finalizada, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Na semana passada (29/10 a 1º/11), grande parte dos produtores já havia encerrado os trabalhos, restando apenas poucos frutos para colheita nas roças. Com as chuvas de outubro, melancicultores aceleraram as atividades de campo na praça, a fim de minimizar as perdas.

As cotações médias (de abril a outubro) estiveram em R$ 0,66/kg para a melancia graúda (>12 kg), avanço de 37,5% em relação ao mesmo período de 2017. Com isso, a rentabilidade unitária registrada na safra 2018 foi superior à de 2017, com cotações 66,3% acima dos custos médios.

Apesar dos preços superiores nesta temporada, no geral, colaboradores observam que os resultados deixaram a desejar. Isso porque, os maiores valores foram verificados principalmente no início da safra, em abril – sendo que, no pico da colheita, as cotações da melancia permaneceram mais próximas do custo de produção. Neste cenário, a margem de lucro abaixo do esperado pode limitar os investimentos em novas áreas em 2019.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação
custos médios de produção
fim de safra
Hortifruti Brasil
melancia
preço de melancia
produção de melancia
safra de melancia de Uruana (GO)