×
Melancia
Agosto 30, 2021
MELANCIA/CEPEA: Transplantio se inicia no RS
Custos elevados, falta de sementes e baixas temperaturas limitam atividade neste mês

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Transplantio se inicia no RS Ver fotos

Piracicaba, 30 – As atividades de transplantio de melancia foram iniciadas em Arroio dos Ratos (RS) neste mês. Porém, o aumento dos custos, a oferta restrita de sementes e as baixas temperaturas limitaram o ritmo neste início de temporada.

No caso do clima, o temor era de que os termômetros em baixa (cenário observado na região principalmente em julho e início de agosto) pudessem impactar o desenvolvimento das plântulas se o plantio fosse iniciado mais cedo. Já em relação aos custos, além do aumento nos preços dos insumos, ocorrido em todas as praças, produtores do Rio Grande do Sul estão lidando com um gasto adicional: como forma de proteger o cultivo do clima frio e do vento, são construídas pequenas cabanas ao redor das mudas – atividade onerosa, considerando-se as altas nos valores do plástico e da mão de obra.

Deste modo, boa parte dos plantios do estado deve se iniciar em setembro, tanto em Arroio dos Ratos quanto em Encruzilhada do Sul, já que, naquele mês, há expectativa de temperaturas mais amenas – o que, além de diminuir a necessidade de uso das cabanas, deverá contribuir com o desenvolvimento das frutas. Já em Bagé, o transplantio deve começar apenas em novembro. Quanto à colheita, as primeiras frutas do estado devem ser ofertadas em meados de dezembro.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
HF Brasil
oferta de melancia
safra de melancia
transplantio de melancia