×
Melancia
Março 27, 2023
MELANCIA/CEPEA: Segunda parte da safra 22/23 da BA deve ser de recuperação da produtividade
Rentabilidade estava sendo favorecida até a metade de março

Por Thomas Brigato e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Segunda parte da safra 22/23 da BA deve ser de recuperação da produtividade Ver fotos

Piracicaba, 27 - A segunda parte da safra 2022/23 de melancias de Teixeira de Freitas (BA), está chegando à metade, com previsão de encerramento da colheita no final de abril/início de maio. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, agora o volume de frutas deve se estabilizar e iniciar um movimento de queda gradual.

Até a terceira semana de março, o desempenho das lavouras foi superior quando comparado com outras praças, sem grandes problemas fitossanitários, além do clima favorável para o desenvolvimento das plantas (quente e seco), juntamente à irrigação constante na região, que permitiu a colheita de melancias de alto calibre – atingindo até 18 kg por unidade. Apesar desde cenário favorável, tudo indica que a produtividade observada deva ser inferior ao potencial de Teixeira de Freitas, mas ainda assim, será superior ao verificado na segunda parte da safra passada.

Aliado a isso, os preços foram elevados até a metade de março. Contudo, na segunda quinzena os valores começaram a cair, tanto pela queda no consumo quanto pela intensificação da colheita da safrinha de SP e do início em Uruana (GO).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bahia
clima
melancia
preço
produtividade
rentabilidade
teixeira de freitas