×
Melancia
Setembro 29, 2021
MELANCIA/CEPEA: Safra principal de SP se inicia nas próximas semanas
Temporada deve ser marcada por menor área e clima seco

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Safra principal de SP se inicia nas próximas semanas Ver fotos

Piracicaba, 29 – Produtores de melancia do estado de São Paulo estão próximos de iniciar as atividades da safra principal 2021/22. No decorrer de julho, após dificuldades no arrendamento de terras (frente à competição com grãos, amendoim e eucalipto), o semeio teve início, com crescente intensificação ao longo dos meses seguintes.

Durante a primeira quinzena de setembro, o plantio foi praticamente finalizado em Marília/Oscar Bressane, regiões que costumam dar início à colheita paulista – prevista para o começo de outubro. Em Presidente Prudente, boa parte das áreas também já foram semeadas, enquanto, em Itápolis, o semeio continua, ainda que em menor ritmo, visto que região é a última a iniciar as atividades.

Para esta safra paulista, são esperados novos aumentos nos custos, principalmente com arrendamento e insumos (fertilizantes, defensivos e sementes). Além disso, deve ser registrada menor área plantada com melancia, tanto pela concorrência com outras culturas quanto pelas dificuldades (principalmente climáticas) enfrentadas na safra 2020/21 e na safrinha 2021. Vale ressaltar que, novamente, a falta de chuvas no estado tem preocupado produtores, já que pode influenciar no desenvolvimento e na produtividade das lavouras, mesmo com os maiores investimentos em irrigação verificados nesta temporada.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita de melancia
custos de produção de melancia
HF Brasil
oferta de melancia
safra de melancia de SP
safra principal 2021/22 de SP de melancia