29/09/2021

MELANCIA/CEPEA: Safra principal de SP se inicia nas próximas semanas

Temporada deve ser marcada por menor área e clima seco

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Safra principal de SP se inicia nas próximas semanasVer fotos

Piracicaba, 29 – Produtores de melancia do estado de São Paulo estão próximos de iniciar as atividades da safra principal 2021/22. No decorrer de julho, após dificuldades no arrendamento de terras (frente à competição com grãos, amendoim e eucalipto), o semeio teve início, com crescente intensificação ao longo dos meses seguintes.

Durante a primeira quinzena de setembro, o plantio foi praticamente finalizado em Marília/Oscar Bressane, regiões que costumam dar início à colheita paulista – prevista para o começo de outubro. Em Presidente Prudente, boa parte das áreas também já foram semeadas, enquanto, em Itápolis, o semeio continua, ainda que em menor ritmo, visto que região é a última a iniciar as atividades.

Para esta safra paulista, são esperados novos aumentos nos custos, principalmente com arrendamento e insumos (fertilizantes, defensivos e sementes). Além disso, deve ser registrada menor área plantada com melancia, tanto pela concorrência com outras culturas quanto pelas dificuldades (principalmente climáticas) enfrentadas na safra 2020/21 e na safrinha 2021. Vale ressaltar que, novamente, a falta de chuvas no estado tem preocupado produtores, já que pode influenciar no desenvolvimento e na produtividade das lavouras, mesmo com os maiores investimentos em irrigação verificados nesta temporada.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, colheita de melancia, custos de produção de melancia, HF Brasil, oferta de melancia, safra de melancia de SP, safra principal 2021/22 de SP de melancia

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui