×
Melancia
Abril 29, 2019
MELANCIA/CEPEA: Resultados da safrinha paulista podem ser limitados
Temporada foi marcada por altas e baixas dos preços

Por Laleska Moda e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Resultados da safrinha paulista podem ser limitados Ver fotos

Piracicaba, 29 – A safrinha paulista de melancia de 2019 deve ser finalizada nos próximos dias. Após o encerramento das atividades em Marília/Oscar Bressane (SP), em meados deste mês, restam apenas algumas roças em Itápolis (SP).

Segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, apesar de a menor oferta em abril ter impulsionado as cotações – a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada, em média, a R$ 0,85/kg em abril, elevação de 98% frente à de março, de R$ 0,43/kg – grande parte dos produtores considera esta safrinha insatisfatória. Isso porque os preços operaram, na maior parte da temporada, muito próximos aos custos de produção, especialmente durante o período de maior oferta de frutos.

Além disso, com as chuvas de fevereiro e março e a elevada incidência de viroses, produtores foram obrigados a aumentar as pulverizações – fator que elevou os custos e reduziu a produtividade. Apenas melancicultores que concentraram as atividades em abril (durante o pico de preços) ou que obtiveram maior produtividade conseguiram melhores margens nesta temporada. Este cenário, por sua vez, pode limitar os ânimos para a safra principal de 2019/20.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita
cotação
melancia
melancia paulista
oferta de melancia
preços de melancia
produção de melancia
produtividade
rentabilidade
safrinha paulista de melancia