×
Melancia
Abril 26, 2021
MELANCIA/CEPEA: Plantio nas áreas altas se inicia no TO
Regiões de várzea devem começar atividades de semeio a partir de maio

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Plantio nas áreas altas se inicia no TO Ver fotos

Piracicaba, 26 – O plantio de melancia nas regiões de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia (TO) já foi iniciado em algumas lavouras. Porém, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as atividades estão restritas às áreas mais altas, já que as de várzea estão sujeitas a alagamentos e, portanto, terão o semeio iniciado apenas após o fim da temporada chuvosa.

Neste cenário, a intensificação do plantio nestas praças deve ocorrer apenas em meados da segunda quinzena de maio, já que, segundo a Climatempo, deve chover praticamente todos os dias, ainda que de forma bem distribuída, ao longo dos próximos 15 dias.

Com relação aos ânimos, apesar de otimistas, devido aos bons resultados da safra passada, produtores estão bastante cautelosos na região. No geral, deve haver recuperação na área plantada frente à queda significativa de 2020, mas não o suficiente para voltar aos níveis de 2019. Isso porque as culturas de grãos estão bastante remuneradoras, gerando um movimento de substituição na região.

Além disso, por este mesmo motivo, os valores de arrendamento de terras estão bastante elevados, trazendo preocupações quanto aos impactos no custo de produção – que já devem ser mais elevados, considerando-se a alta registrada para os insumos, em decorrência da valorização do dólar.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
HF Brasil
melancia
oferta de melancia
plantio de melancia
produção de melancia
safra de melancia