×
Melancia
Julho 29, 2021
MELANCIA/CEPEA: Menor área e desenvolvimento lento reduzem oferta em julho
Cenário deve continuar no mês de agosto

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Menor área e desenvolvimento lento reduzem oferta em julho Ver fotos

Piracicaba, 29 – Os preços da melancia estão se elevando nesta segunda quinzena de julho, com a graúda superando R$ 1,00/kg em algumas semanas. No geral, a oferta da fruta está controlada, tanto pela menor área plantada no Tocantins (Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia) quanto pela falta de sementes em Uruana (GO) na época do plantio.

Outro fator que está impactando no volume atual é a frente fria que atingiu o País no início deste mês, a qual prolongou o ciclo de desenvolvimento da fruta e também resultou em maior incidência de fusariose – restringindo a disponibilidade de melancias de qualidade e a produtividade das lavouras.

Ainda que os preços tenham reagido de forma significativa, o cenário poderia ter sido ainda mais acentuado, caso a demanda estivesse aquecida. Isso porque, além das baixas temperaturas limitando o consumo, as restrições de renda trazidas pela pandemia também afetam o escoamento.

Para agosto, a expectativa é de que a oferta continue controlada – e, com a possibilidade de maiores temperaturas, principalmente a partir da metade do mês, o escoamento e os preços podem ser beneficiados.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
demanda
HF Brasil
oferta de melancia
preços de melancia
produtividade das lavouras de melancia