18/02/2021

MELANCIA/CEPEA: Envios batem recorde dois meses antes do fechamento da safra 2020/21

Menor demanda não foi suficiente para prejudicar embarques totais

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Em parceria com
Bayer
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Envios batem recorde dois meses antes do fechamento da safra 2020/21Ver fotos

Piracicaba, 18 – O volume de melancias brasileiras destinadas à exportação continua batendo recordes. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), mesmo levando em conta apenas a parcial da safra 2020/21 (agosto/20 a janeiro/21), o volume exportado – pouco mais de 97 mil de toneladas – é 7% superior ao total da temporada anterior (agosto/19 a março/20).

Além da quebra de recordes em volume, a movimentação financeira também é superior, sendo o montante parcial de US$ 40 milhões nesta campanha, frente a US$ 38 milhões da temporada anterior. Vale ressaltar que este cenário vem se repetindo desde 2015, com quebras de recordes safra após safra.

No ano passado, o término precoce da temporada espanhola favoreceu os primeiros envios brasileiros à Europa. E, no correr da safra, mesmo com menor procura pela melancia para processamento (por conta da pandemia), o aumento da demanda por minimelancia sem semente, mais comercializada no varejo, foi suficiente para compensar a menor movimentação de alguns segmentos.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: Cepea, envios de melancia à Europa, exportações de melancia, HF Brasil, melancia, mercado internacional, recordes nas exportações de melancia

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui