12/03/2021

MELANCIA/CEPEA: Em meio a chuvas, colheita da safrinha paulista se inicia

Preços da primeira semana de comercialização são elevados

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Em meio a chuvas, colheita da safrinha paulista se iniciaVer fotos

Piracicaba, 12 - As chuvas têm sido bastante frequentes na região de Marília/Oscar Bressane (SP) – primeira a iniciar a colheita da safrinha de melancia. De acordo com a Climatempo, de 1º a 10 de março, já choveu 72% do esperado para todo o mês em Marília, e 94% do esperado para Oscar Bressane. O cenário traz preocupações quanto à fitossanidade (inclusive, já houve aumento da incidência de viroses) e à produtividade, que é prevista para ser menor na temporada.

Quanto aos preços, começaram a safra em bons patamares – inclusive, nesta semana (08 a 12/03), a região foi a que registrou a maior média de preço das frutas graúdas (>12 kg), a R$ 0,83/kg. Os bons valores se devem à diminuição na oferta das frutas de outros estados, além do frete mais barato quando comparado às outras praças. Nas demais regiões do estado (Itápolis e Presidente Prudente), onde a colheita deve se iniciar nas semanas seguintes, produtores se mostram otimistas, com desenvolvimento satisfatório das lavouras. Para esta temporada, o menor volume de frutas do estado, em virtude da diminuição da área plantada e da possível menor produtividade, pode favorecer as cotações, principalmente caso haja demanda firme.
 

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: chuva, cotação, demanda, marilia, melancia, oferta, oscar bressane, preço, qualidade, safrinha, SP, virose

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui