24/10/2018

MELANCIA/CEPEA: Com ânimos limitados, produtores devem iniciar atividades na BA

Expectativas são positivas quanto à rentabilidade em 2018/19

Por Mariane Novais, Laleska Moda e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Com ânimos limitados, produtores devem iniciar atividades na BAVer fotos

Piracicaba, 24 – A colheita da primeira parte da safra de melancia de Teixeira de Freitas (BA) está se iniciando nesta segunda quinzena de outubro, ainda de forma pontual, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Com o regime de chuvas dentro da normalidade na praça baiana em 2018, produtores devem seguir o calendário tradicional (outubro a abril) da região para a safra da fruta. Mesmo assim, haverá maior concentração de atividades na segunda parte da temporada (janeiro a abril de 2019), com colheita de aproximadamente dois terços da área total.

O plantio deve seguir até janeiro e, com a alta probabilidade de ocorrência de El Niño na primavera e no verão (segundo relatório do Inmet), o volume de chuvas tende a ser menor no Nordeste. Apesar das preocupações com o abastecimento hídrico, este cenário também deve permitir maior controle dos períodos de irrigação.

Entretanto, o cenário de incertezas resultante da última safra limitou os investimentos neste ano, motivando a saída de aventureiros do setor e a redução de área por produtores tradicionais. Após os resultados insatisfatórios da temporada anterior, devido ao período estendido de chuvas, perdas na lavoura e menor produtividade, melancicultores têm expectativas de recuperação da rentabilidade em 2018/19.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: calendário de oferta de melancia, Cepea, colheita de melancia, El niño, Hortifruti Brasil, melancia, perspectivas, rentabilidade, safra 2018/19 de melancia

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui