×
Melancia
Outubro 23, 2018
MELANCIA/CEPEA: Com ânimos limitados, produtores devem iniciar atividades na BA
Expectativas são positivas quanto à rentabilidade em 2018/19

Por Mariane Novais, Laleska Moda e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Com ânimos limitados, produtores devem iniciar atividades na BA Ver fotos

Piracicaba, 24 – A colheita da primeira parte da safra de melancia de Teixeira de Freitas (BA) está se iniciando nesta segunda quinzena de outubro, ainda de forma pontual, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Com o regime de chuvas dentro da normalidade na praça baiana em 2018, produtores devem seguir o calendário tradicional (outubro a abril) da região para a safra da fruta. Mesmo assim, haverá maior concentração de atividades na segunda parte da temporada (janeiro a abril de 2019), com colheita de aproximadamente dois terços da área total.

O plantio deve seguir até janeiro e, com a alta probabilidade de ocorrência de El Niño na primavera e no verão (segundo relatório do Inmet), o volume de chuvas tende a ser menor no Nordeste. Apesar das preocupações com o abastecimento hídrico, este cenário também deve permitir maior controle dos períodos de irrigação.

Entretanto, o cenário de incertezas resultante da última safra limitou os investimentos neste ano, motivando a saída de aventureiros do setor e a redução de área por produtores tradicionais. Após os resultados insatisfatórios da temporada anterior, devido ao período estendido de chuvas, perdas na lavoura e menor produtividade, melancicultores têm expectativas de recuperação da rentabilidade em 2018/19.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calendário de oferta de melancia
Cepea
colheita de melancia
El niño
Hortifruti Brasil
melancia
perspectivas
rentabilidade
safra 2018/19 de melancia