×
Melancia
Outubro 27, 2021
MELANCIA/CEPEA: Após meses de seca, chuvas retornam às lavouras de SP
Desenvolvimento das melancias deve ser favorecido

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Após meses de seca, chuvas retornam às lavouras de SP Ver fotos

Piracicaba, 27 – A colheita de melancias no estado de São Paulo já foi iniciada em Marília/Oscar Bressane. E, até meados de setembro, praticamente não havia chovido nestas praças, deixando lavouras locais dependentes da irrigação para manter a umidade. Agora, em outubro, as precipitações chegaram às regiões produtoras paulistas e agentes já se mostram otimistas quanto aos benefícios ao desenvolvimento das frutas.

Em Marília/Oscar Bressane, o aumento do volume de chuvas também reduziu a utilização de irrigação nos últimos dias, o que pode contribuir para amenizar a alta dos custos de produção. Já em Itápolis, além dos benefícios anteriores, o cenário possibilitou o avanço nas atividades de semeio em áreas de sequeiro.

Vale relembrar que, na safra 2020/21, a falta de chuvas, principalmente em Itápolis, limitou a produtividade e a rentabilidade da temporada. Neste cenário, melancicultores estão mais otimistas quanto aos resultados da produção atual, que pode, inclusive, contar com preços firmes, considerando-se que deve haver redução de área nas praças paulistas e em Encruzilhada do Sul (RS), que colhe no mesmo período.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita de melancia
HF Brasil
melancia
oferta de melancia
produtividade
rentabilidade
safra de melancia
safra paulista de melancia