×
Manga
Julho 24, 2020
MANGA/CEPEA: Vale enfrenta problemas de qualidade no início do 2°sem
Chuvas do início do ano ainda causam impacto

Por Felipe Spessotto e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Vale enfrenta problemas de qualidade no início do 2°sem Ver fotos

Piracicaba, 24 - Nesta semana (20 a 24/07), as cotações da manga na região do Vale do São Francisco (PE/BA) registraram queda, apesar de continuarem em patamares firmes. A palmer foi vendida a R$ 2,42/kg (-6,6%) e a tommy teve média de R$ 2,36/kg (-0,6%). O cenário da região continua o mesmo: baixa oferta e exportações aquecidas, segurando, portanto, os preços um pouco mais altos.

As mangas que estão sendo colhidas agora tiveram sua florada em meados de fevereiro/março, período muito chuvoso e que causou muitos abortamentos nos pomares. Como consequência, algumas frutas estão com um padrão de qualidade um pouco inferior, devido à maior incidência de podridão peduncular e antracnose. Para as próximas semanas, o comportamento do mercado ainda é incerto. A oferta ainda não deve aumentar até meados de agosto, o que tenderia a manter preços positivos ao produtor.

Contudo, um receio é a colheita de mangas verdes, prática comum em períodos de valores mais altos. Além disso, a demanda externa tem sido um importante direcionador dos preços, visto que, no mercado doméstico, o que tem prevalecido sobre as cotações é a baixa oferta – o consumo não está fortemente aquecido. O que anima produtores é o início da temporada brasileira de envios para os Estados Unidos, previsto para agosto.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
antracnose
chuva
cotação
demanda
doença
exportação
juazeiro
manga
oferta
palmer
Petrolina
podridão peduncular
preço
qualidade
tommy
vale do são francisco