×
Manga
Maio 6, 2020
MANGA/CEPEA: Safra da Costa do Marfim se inicia
Demanda pela fruta brasileira pode diminuir em maio

Por Felipe Spessotto e Fernanda Geraldini Palmieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Safra da Costa do Marfim se inicia Ver fotos

Piracicaba, 06 – A safra de manga da Costa do Marfim, cujo principal destino internacional das frutas é a União Europeia, se iniciou na primeira quinzena de abril. Segundo noticiado pelo portal Fresh Plaza, a qualidade do produto local está bastante positiva, mas exportadores estão enfrentando dificuldades no escoamento dos volumes enviados por via aérea, já que os voos estão menos frequentes – o que também impacta no preço final da manga, já que o valor do frete triplicou.

Vale lembrar, contudo, que a maior parte do volume costamarfinense é exportado via marítima, o que deve permitir a manutenção dos embarques – já que as devidas medidas de higiene e prevenção ao coronavírus estão sendo tomadas nas packing houses.

Como o início das temporadas normalmente são marcadas por volumes moderados, o mês de abril foi positivo aos envios de manga do Brasil, visto que o Peru praticamente encerrou sua safra em março. Agora, em maio, assim que os envios da Costa do Marfim se intensificarem, é provável que haja redução na demanda pela fruta brasileira. Isso porque a manga costamarfinense registra custos mais competitivos, além de a oferta local ser composta pela variedade kent, preferida na Europa, enquanto o Brasil tem predominância da palmer.

Além disso, os impactos do início de ano chuvoso no Vale do São Francisco (PE/BA) podem refletir no volume, com limitação de frutas com padrão de qualidade para exportação.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Plaza

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
demanda por manga na União Europeia
envios de manga à UE
exportações de manga
mercado internacional
perspectivas para as exportações de manga
produção de manga
safra de manga da Costa do Marfim