×
Manga
Setembro 11, 2018
MANGA/CEPEA: Peru vê diversificação como alternativa
Kent pode perder espaço nos próximos anos

Por Gabriel Pacheco e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Peru vê diversificação como alternativa Ver fotos

Piracicaba, 11 – As mangas peruanas são mundialmente conhecidas por sua forte competitividade no mercado internacional. Apresentando sabor e qualidade de alto padrão, a kent é a principal variedade produzida e exportada pelo Peru, sendo bem aceita por consumidores europeus. Contudo, os pomares peruanos são, quase em sua totalidade, compostos por esta variedade – o que, segundo o portal Fresh Plaza, preocupa mangicultores do país.

Isso porque, nos últimos 20 anos, muitas mudanças climáticas elevaram a temperatura média da região – e, se tratando da kent, as baixas temperaturas são necessárias para que a florada aconteça. À mídia local, produtores afirmam que ainda não se tem domínio das técnicas para a indução floral da variedade, deixando a produtividade à mercê do clima.

Portanto, mangicultores peruanos já estudam novas possibilidades de investimento – as variedades rapoza e manzanillo são fortes candidatas, devido às suas características de coloração e fibras, que se parecem com as da kent. A preocupação com a fisiologia desta variedade também existe no Brasil, uma vez que muitos produtores, principalmente em Petrolina/Juazeiro (PE/BA), investiram em pomares de kent como substituta para a palmer e para a tommy, que são variedades de fisiologia mais conhecida e com técnicas mais dominadas.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
competitividade internacional
investimentos em manga
manga
manga kent
manga no mercado externo
mangas do peru
produção de manga