18/09/2019

MANGA/CEPEA: Oferta aumenta significativamente em setembro

Preços caem a nível nacional

Por Laís Marcomini e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MANGA/CEPEA: Oferta aumenta significativamente em setembroVer fotos

Piracicaba, 18 – Com o incremento na oferta em algumas praças produtoras, os preços das mangas tommy e palmer deram sinais de queda. Segundo agentes do setor, este comportamento já era esperado para o mês de setembro, com forte intensificação da colheita, principalmente no Nordeste. Na região Norte de Minas Gerais, as atividades também aumentaram, mas de forma mais branda em relação às outras praças.

A maior preocupação no momento, portanto, é quanto ao volume disponível no mercado doméstico. Isso porque a colheita segue ocorrendo nas regiões produtoras, enquanto os envios para alguns países estão em ritmo mais lento (mediante oferta da União Europeia).

Os embarques destinados aos Estados Unidos, aparentemente, estão mais consolidados: de agosto até a primeira semana de setembro, já se mostraram 21,4% maiores que no mesmo período de 2018, segundo dados do National Mango Board. As exportações, portanto, seguem consideradas como um importante canal de escoamento das frutas.

Para outubro, a oferta nacional deve permanecer elevada. Porém, espera-se que os envios ao exterior retomem níveis normais, principalmente para a União Europeia, e que o escoamento no mercado interno seja mais fluído.

Fonte: hfbrasil.org.br e National Mango Board

Tags: Cepea, colheita, exportações de manga, manga, mercado internacional, mercado nacional de manga, oferta de manga, preços de manga palmer, preços de manga tommy, produção de manga

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui