×
Manga
Maio 15, 2018
MANGA/CEPEA: Exportações recuam, mas expectativas são positivas
Apesar da queda em abril, envios devem reagir no fim de maio

Por Gabriel P. C. Oliveira e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Exportações recuam, mas expectativas são positivas Ver fotos

Piracicaba, 15 – Ao contrário do esperado para o mês passado, as exportações de manga foram ainda mais fracas em relação a março.  Os envios menos expressivos para a Europa decorreram de problemas já conhecidos por produtores: dificuldade em atender ao padrão de qualidade desejado pelo mercado e a alta oferta da fruta por parte de outros países produtores.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a contabilização do volume de manga exportado em abril foi de 7,5 mil toneladas, queda de 39,52% frente ao mês de março – indo contra as expectativas iniciais dos produtores, que esperavam por um leve aumento nos envios. Contudo, ainda segundo os dados da Secex, pôde-se observar que a queda no volume exportado entre março e abril se repete há alguns anos, podendo ser uma característica típica da época.

A expectativa para maio, portanto, é mais positiva, quando o ritmo das exportações geralmente é retomado. Segundo mangicultores do Vale do São Francisco (PE/BA), principal região brasileira exportadora de manga, os envios já devem aumentar no final deste mês, gerando boas perspectivas para o mercado internacional em junho – período em que a oferta da fruta deve ser menor no mercado europeu e os preços podem ser mais atrativos ao exportador.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
exportação
exportações de manga
manga brasileira
mercado internacional
secex