×
Manga
Fevereiro 27, 2018
MANGA/CEPEA: Exportações peruanas recuam na safra 2017/18
Envios estão 60% inferiores aos da temporada passada

Por Gabriel P. C. Oliveira e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Exportações peruanas recuam na safra 2017/18 Ver fotos

Piracicaba, 27 – As exportações de manga do Peru aos Estados Unidos estão bem mais baixas na parcial da safra 2017/18 (novembro/17 a janeiro/18). Segundo dados do National Mango Board, os peruanos enviaram ao país norte-americano quase 3,8 milhões de caixas de 4 kg de mangas, queda de 60% frente ao mesmo período da safra 2016/17.

Essa forte diminuição se deve ao atraso de duas semanas na safra peruana, retardando os envios, que foram substituídos por outros fornecedores, como o Equador, que teve suas saídas prorrogadas aos norte-americanos – no caso do país equatoriano, as exportações aos EUA ficaram praticamente estáveis de setembro/17 a janeiro/18. Além disso, o frio intenso nos Estados Unidos pode ter afetado diretamente a demanda do mercado norte-americano pela manga, já que o Peru oferta justamente no período de inverno local.

Já no caso dos envios à União Europeia, apesar de não ter dados oficiais atualizados, notícias veiculadas pelo portal Fresh Plaza indicam que o bloco ainda conta com um grande estoque da manga brasileira, desfavorecendo as importações da fruta peruana. Vale lembrar que o Peru deve ofertar aos europeus somente até o fim deste mês, configurando março e abril como meses promissores aos brasileiros.

Fonte: Fresh Plaza e National Mango Board

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
estados unidos
exportações de manga
fruticultura
manga
manga brasileira
manga do Peru
mercado internacional
união europeia