×
Manga
Julho 16, 2020
MANGA/CEPEA: Expectativas para o 2° semestre são positivas em Livramento
Produção pode se recuperar

Por Felipe Spessotto e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Expectativas para o 2° semestre são positivas em Livramento Ver fotos

Piracicaba, 16 – A região de Livramento de Nossa Senhora (BA) vem sofrendo há anos com a crise hídrica, que diminuiu significativamente o potencial produtivo local. Neste ano, porém, com as chuvas mais frequentes no primeiro semestre, produtores estão otimistas quanto à colheita. Isso porque, ainda que não atinja os patamares de outras regiões, a produtividade deve ser melhor do que a verificada em anos recentes.

A maioria dos pomares está na fase de chumbinho, posterior à de pegamento. Apesar de alguns focos de doenças, a maior umidade tem favorecido o vigor dos pomares. A previsão é de pico de colheita entre setembro e outubro na região.

Vale destacar que, com as chuvas mais frequentes, será possível ampliar o cronograma de irrigação do Perímetro Irrigado do Brumado, localizado no município de Livramento de Nossa Senhora (BA), saindo de um para dois turnos de 12 horas por semana. A ampliação se inicia a partir deste domingo (19), se estendendo até 10 de outubro deste ano – com possibilidade de prolongamento, a depender dos níveis dos reservatórios após a data final.

Ainda que as precipitações e esta alteração no cronograma de irrigação não sejam suficientes para reverter todos os impactos da severa crise hídrica da região, são importantes passos para a retomada dos ânimos com a mangicultura – pois, apesar dos preços satisfatórios dos últimos anos, o setor ainda tem enfrentado limitações na produção.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita
crise hídrica
cronograma de irrigação do Perímetro Irrigado do Brumado
mangicultura de Livramento
oferta de manga em Livramento
produção de manga
produtividade