×
Manga
Outubro 4, 2022
MANGA/CEPEA: Enquanto envios à Europa seguem travados, embarques aos EUA se intensificam
Para os dois destinos, porém, embarques são inferiores aos de 2021

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Enquanto envios à Europa seguem travados, embarques aos EUA se intensificam Ver fotos

Piracicaba, 04 – Os embarques nacionais de manga estão ganhando ritmo nas últimas semanas, mas seguem inferiores aos do mesmo período do ano passado. Com relação à Europa, o cenário atual vem sendo impactado pela competição com as mangas espanholas (principalmente da variedade osteen) e logística mais complexa, frente maior distância do mercado consumidor. No entanto, as expectativas para os meses seguintes são otimistas, principalmente a partir de meados deste mês, com o encerramento da safra espanhola.

Quanto ao mercado norte-americano, a intensificação dos envios já vem acontecendo gradualmente, com previsão de pico neste mês de outubro – quando a safra mexicana deve ter um ritmo bem mais lento, se aproximando do final. Por enquanto, o desempenho brasileiro está, também, inferior ao do ano passado: segundo o National Mango Board, o Brasil enviou até 24/09 apenas 4,45 milhões de caixas de 4 kg, queda de 17% frente ao mesmo período do ano passado. A previsão do instituto é de que, até o fim da temporada, os envios nacionais sejam 18% inferiores aos da safra passada, com previsão de totalizar cerca de 10,4 milhões de caixas.

Mesmo com melhores perspectivas para os últimos meses do ano, o volume de mangas exportadas em 2022 deverá ficar abaixo dos resultados obtidos em 2021, quando os embarques bateram recorde.

Fonte: hfbrasil.org.br e National Mango Board

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
embarques
envios
espanha
estados unidos
europa
exportação
exportação de manga
manga