×
Manga
Janeiro 19, 2020
MANGA/CEPEA: Colheita paulista se restringe à palmer
Região enfrenta problemas com a qualidade

Por Felipe Spessotto, Laís Marcomini e Fernanda Geraldini Palmieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Colheita paulista se restringe à palmer Ver fotos

Piracicaba, 20 – A safra 2019/20 de manga tommy, na região de Monte Alto/Taquaritinga (SP), está praticamente encerrada. Assim, neste começo de ano, a palmer é praticamente a única variedade ofertada pela praça paulista, com previsão de encerramento em meados de fevereiro/março.

Com relação à qualidade, mangicultores paulistas alegaram sérios problemas com antracnose e bacteriose, acentuados pelas chuvas. A principal preocupação é quanto às Xanthomonas, bactéria que ainda é um desafio na região, já que não há tratamento consolidado. O nível de infestação é variado nas propriedades: naquelas em que o nível da doença é tolerável, as frutas têm sido destinadas à industrialização, enquanto naquelas em que a incidência é elevada, as perdas são iminentes.

Este cenário deve impactar negativamente na rentabilidade da região, visto que, além das perdas, a maior participação da indústria deve pressionar a receita de produtores – já que, neste segmento, os preços têm variado de R$ 0,30 a R$ 0,40/kg.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
manga
manga palmer de SP
manga tommy de SP
oferta de manga de SP
preços de manga
produção de manga
qualidade
rentabilidade