×
Manga
Março 3, 2020
MANGA/CEPEA: Colheita deve se iniciar em Livramento e no Norte de MG
Oferta ainda deve ser baixa nestas praças

Por Felipe Spessotto e Fernanda Geraldini Palmieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Colheita deve se iniciar em Livramento e no Norte de MG Ver fotos

Piracicaba, 03 – Após o encerramento da safra paulista de manga em fevereiro, poucos serão os dias de mercado exclusivo do Vale do São Francisco (PE/BA). Isso porque tanto a região do Norte de Minas Gerais quanto a de Livramento de Nossa Senhora (BA) devem iniciar a colheita em março, ainda que em baixos volumes.

Na região de Minas Gerais, onde predomina o cultivo da palmer, há expectativa de produção positiva neste ano, ainda que com alguns poucos focos de antracnose, devido às chuvas deste início de ano. Há previsão de colheita bem escalonada e a intensificação da safra na região deve ocorrer em abril.

Em Livramento, contudo, as expectativas não são tão positivas. Apesar de o clima estar um pouco mais chuvoso neste início de ano, amenizando os impactos da severa crise hídrica na região, as altas temperaturas do final de 2019 aumentaram a incidência de partenocarpia. Assim, há previsão de significativa queda de produtividade, principalmente nos primeiros pomares a serem colhidos. Nesta praça, a expectativa é de aumento da oferta a partir de maio.

Neste cenário, apesar de novas praças entrando no mercado, a previsão não é de elevada oferta em março – o que pode permitir cotações firmes, principalmente para a tommy. No caso da palmer, o cenário pode ser positivo caso as exportações se intensifiquem neste mês.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita de manga no Vale
manga
mercado de manga
perspectivas
produção de manga
produtividade
safra de manga do Vale do São Francisco
safra de manga no Norte de MG