15/10/2019

MANGA/CEPEA: Colheita de SP deve se iniciar no final de outubro

Clima deve impactar a oferta paulista

Por Laís Marcomini e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MANGA/CEPEA: Colheita de SP deve se iniciar no final de outubroVer fotos

Piracicaba, 15 – A colheita da temporada 2019/20 de mangas de São Paulo deve se iniciar entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, com a tommy. O pico de safra da região é previsto para novembro e dezembro, para ambas as variedades (palmer e tommy). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, podem ocorrer pequenos atrasos na produção, porém, sem provocar mudanças significativas no calendário de oferta.

A expectativa inicial era de uma temporada volumosa, principalmente por conta da safra menos produtiva de 2018/19. Contudo, alguns fatores climáticos foram determinantes para a mudança deste panorama: o frio, o calor e a falta de chuvas.

O frio, desta vez, não foi o grande vilão, já que prejudicou algumas áreas, mas sem configurar prejuízos generalizados. O pegamento foi afetado principalmente pelo calor e pela falta de chuvas, e muitos produtores optaram por remover as panículas e aguardar uma nova floração – para estes, as perdas devem ser mais acentuadas. Dentre as variedades, a palmer deve registrar maior prejuízo, mas, no geral, ainda não é possível estimar o volume de produção.

Para a indústria, este cenário de produção limitada pode representar mais um ano de processamento reduzido (assim como ocorreu em 18/19). O temor dos players, porém, é quanto aos preços: caso aumentem expressivamente, podem fazer com que a indústria brasileira perca em competitividade.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: calendário de oferta de manga, Cepea, clima, oferta de manga em SP, perspectivas, produção de manga, safra de manga de SP

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui