×
Manga
Novembro 4, 2021
MANGA/CEPEA: Chuvas voltam às regiões produtoras de SP em outubro
Maior umidade ameniza escassez hídrica, mas aumenta incidência de bacteriose

Por Deborah Tiemi Kubo e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Chuvas voltam às regiões produtoras de SP em outubro Ver fotos

Piracicaba, 04 – O mês de outubro foi marcado por maior incidência de chuva em praticamente todo o estado de São Paulo. No caso das regiões produtoras de manga, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a praça de Monte Alto/Taquaritinga (SP) acumulou 163,4 mm no mês – sendo o maior registro pluviométrico do ano.

O retorno dos níveis de umidade é um alento a produtores, visto que amenizou os impactos da escassez hídrica que atingia a região há meses e prejudicava o vigor e o desenvolvimento dos pomares de manga. Contudo, este cenário também vem sendo responsável pelo aumento da incidência de bacteriose nos pomares.

Conforme colaboradores do Hortifruti/Cepea, em algumas ocasiões, as chuvas foram acompanhadas por fortes ventos e granizo, condições que favoreceram a disseminação da bactéria. Vale ressaltar que, a princípio, os focos estão nos pomares que já enfrentam problemas com a doença, sendo que os que não possuem quebra-vento foram os mais afetados.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bacterioses em manga
Cepea
chuvas em SP
desenvolvimento dos pomares de manga de SP
HF Brasil
manga
mercado de manga
pomares de manga em SP
produção de manga em SP