×
Manga
Agosto 27, 2018
MANGA/CEPEA: Aumento na oferta futura preocupa produtores
Exportações devem colaborar com o escoamento do volume adicional

Por Gabriel Oliveira e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Aumento na oferta futura preocupa produtores Ver fotos

Piracicaba, 27 – O expressivo aumento da área plantada de manga nos últimos anos tem preocupado mangicultores em todo o País. Isso porque, apesar dos bons resultados financeiros da cultura desde 2014, é necessário que o sistema de produção e o mercado consumidor também evoluam para que a atividade se mantenha viável.

De 2014 a 2017, a área nacional alocada à fruta cresceu 9%, e a projeção é de que aumente mais 7% até o fim de 2018. A expansão dos pomares de manga no Brasil concentrou-se principalmente no Vale do São Francisco (PE/BA) e no Norte de Minas Gerais. Porém, mangicultores dessas praças afirmam estar cautelosos quanto a expandir suas plantações.

Além disso, os novos pomares estão cada vez mais adensados, produzindo grandes quantidades. A oferta de manga deve aumentar bastante nos próximos dois anos, quando esses novos pomares estarão em idade produtiva – cenário que salienta ainda mais a importância de expandir os mercados.

Muitos mangicultores acreditam que o hábito de consumo da fruta ainda está muito aquém do potencial no Brasil, principalmente devido à redução do poder aquisitivo da população, que limita o aumento do consumo. Ainda assim, a maior parte da produção nacional é consumida internamente, levando produtores a focar no mercado externo como alternativa para escoar o volume adicional que será ofertado em breve. As exportações de manga já aumentaram significativamente nos últimos anos, mas permanecem abaixo das expectativas, visto que, segundo colaboradores do Hortifruti/ Cepea, o estabelecimento de novas relações comerciais depende de longos processos burocráticos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área plantada de manga
Cepea
exportações
manga
mercado internacional
oferta de manga
produção de manga
vale do são francisco