×
Manga
Agosto 2, 2022
MANGA/CEPEA: Após chuvas mais frequentes desde o final de 2021, produtividade cai no Vale
Floradas foram afetadas pela maior umidade

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Após chuvas mais frequentes desde o final de 2021, produtividade cai no Vale Ver fotos

Piracicaba, 02 – Mesmo com melhores resultados em julho, a produtividade das mangueiras do Vale do São Francisco (PE/BA) recuou no primeiro semestre deste ano frente ao ano passado. Desde o final de 2021 até meados do primeiro semestre, chuvas frequentes impactaram consideravelmente as floradas. Além disso, umidade elevada e persistência dos termômetros em níveis mais baixos durante o período aumentaram a incidência de antracnose na região.

A partir de julho, por mais que a qualidade e o desenvolvimento dos pomares tenham melhorado, os resultados não foram suficientes para reverter cenário de queda na parcial do ano. Todavia, vale ressaltar que a menor oferta (frente à produtividade restrita) contribuiu com o avanço das cotações e favoreceu a rentabilidade daqueles que colheram no período. Para a tommy do Vale, a margem foi de cerca de R$ 1,05/kg (+28% acima de 2021) na parcial desse ano. Vale lembrar, porém, que o volume colhido no período foi baixo para a maioria dos produtores, limitando o impacto dos preços firmes na receita total.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
antracnose
chuva
clima
cotação
florada
juazeiro
manga
oferta
palmer
Petrolina
preço
produtividade
rentabilidade
tommy
umidade
vale do são francisco