×
Mamão
Junho 17, 2019
MAMÃO/CEPEA: Volume exportado aumenta na parcial de 2019
Receita, por outro lado, recua no período

Por Gabriel C. Barbosa e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Volume exportado aumenta na parcial de 2019 Ver fotos

Piracicaba, 17 – Apesar da menor oferta doméstica, exportadores de mamão conseguiram assegurar bons embarques internacionais na parcial deste ano (janeiro a maio). De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a quantidade exportada no período foi de 19,5 mil toneladas, volume 7% superior ao registrado em 2018. Em contrapartida, a renda não ultrapassou os valores arrecadados no ano passado, chegando a apenas US$ 21,4 milhões, queda de 3% na mesma comparação.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, este recuo da receita está relacionado à maior participação do formosa nos envios – como essa variedade é mais produtiva, apresenta menores custos e, consequentemente, preços mais baixos. Outro fator que pode ter influenciado nos menores valores registrados neste ano é a maior concorrência entre as empresas, já que houve entrada de novos produtores/exportadores, principalmente no Norte de Minas Gerais e no Oeste da Bahia.

Para os próximos três meses, espera-se que o volume de mamão brasileiro exportado se reduza levemente, ora pelas baixas temperaturas nas roças (que devem atrasar a maturação), ora pela maior oferta de frutas na Europa – visto que a colheita aumenta durante a primavera/verão no hemisfério Norte, deixando estes produtos com preços mais competitivos no mercado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
envios de mamão
exportações de mamão
mamão
mercado internacional
oferta de mamão no BR
produção de mamão