×
Mamão
Novembro 15, 2018
MAMÃO/CEPEA: Retorno da seca pode aumentar presença de ácaro
Praga é uma das que mais afeta a mamocultura

Por Gabriel C. Barbosa e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Retorno da seca pode aumentar presença de ácaro Ver fotos

Piracicaba, 15 – Produtores de mamão acreditam que o clima mais seco e as temperaturas elevadas no semiárido brasileiro (devido à elevada possibilidade de o El Niño ocorrer – 70% de chances no verão 2018/19), onde estão localizadas as principais regiões produtoras da fruta, podem aumentar a incidência de ácaro nas roças neste fim de ano.

Essa praga, que é uma das que mais afeta a mamocultura, causa a desfolha das plantas – o que reduz a área fotossintética e deixa os frutos mais expostos ao sol, aumentando a ocorrência de manchas nas cascas, desvalorizando-os. Este cenário pode refletir, inclusive, no bolso do produtor, que terá de intensificar as pulverizações para controle da praga, o que pode contribuir para o aumento no custo de produção.

Além disso, colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que, em épocas mais quentes, a presença da carpeloidia (deformação da fruta) também pode se intensificar, assim como o abortamento da florada – este último relacionado ao estresse do aquecimento e da baixa disponibilidade de água nas áreas de produção. Por isso, mamocultores do Norte de Minas Gerais, Oeste da Bahia e Rio Grande do Norte devem ficar atentos, visto que a situação hídrica é mais complicada nestas praças.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ácaro nas roças de mamão
Cepea
clima
El niño
Hortifruti Brasil
mamão
perspectivas
qualidade do mamão