×
Mamão
Dezembro 3, 2018
MAMÃO/CEPEA: Rentabilidade do havaí pode seguir positiva em dezembro
Preços ficam acima do custo de produção na maior parte do ano

Por Gabriel C. Barbosa e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Rentabilidade do havaí pode seguir positiva em dezembro Ver fotos

Piracicaba, 03 – Para dezembro, produtores esperam que a rentabilidade unitária do mamão havaí siga positiva, assim como nos demais meses de 2018. Isso porque, apesar da demanda enfraquecida no período (devido à maior procura por frutas de caroço), a menor disponibilidade da variedade nas principais regiões produtoras pode assegurar preços favoráveis. Este cenário também poderá ser observado para o formosa, caso o leve aumento da oferta não pressione fortemente as cotações.

Na parcial deste ano (janeiro a outubro), o mamão havaí foi vendido à média de R$ 1,25/kg no Sul da Bahia, valor 84% superior ao custo estimado para a produção de um quilo da fruta. Vale destacar que estes bons resultados foram observados mesmo com o aumento do custo de produção no período – em decorrência da alta do dólar, do tabelamento do frete, da maior incidência de viroses e da maior aplicação de fungicidas.

Ressalta-se ainda que, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o melhor retorno financeiro da variedade havaí não deve estimular grandes investimentos na cultura para 2019, visto que a produção se reduziu neste ano e a rentabilidade negativa do ano passado descapitalizou boa parte dos produtores.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção de mamão
Hortifruti Brasil
mamão
mamão havaí
oferta
perspectivas para 2019
preço de mamão
rentabilidade do mamão
rentabilidade positiva para o havaí