×
Mamão
Setembro 3, 2020
MAMÃO/CEPEA: Produtores estão de olho nos ácaros!
Clima atual está favorável à incidência da praga

Por João Victor Pereira, Wharlhey de Cássia Nunes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Produtores estão de olho nos ácaros! Ver fotos

Piracicaba, 03 – Recentemente, produtores de mamão relataram que a pressão dos ácaros (principalmente o rajado) começou a aumentar nas regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Este cenário é decorrente do clima mais quente e seco – que pode permanecer durante este mês, assim como indicado na normal climatológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o período.

Apesar de a situação ainda estar bem controlada na maioria das regiões produtoras, segundo agentes, houve relatos de casos um pouco mais severos em algumas lavouras do Oeste da Bahia e do Rio Grande do Norte/Ceará. Assim, mamocultores devem redobrar a atenção quanto à praga e realizar os cuidados necessários de controle, para que o problema não interfira no desenvolvimento das plantas e na qualidade da fruta.

Segundo a Embrapa, o ácaro-rajado atinge lavouras em épocas com maiores temperaturas e menor umidade, se alojando principalmente na face inferior das folhas mais velhas do mamoeiro. Como sintomas, ocorre inicialmente o amarelecimento de folhas e sua posterior queda – o que afeta o desenvolvimento da planta e deixa os frutos mais expostos à radiação solar, prejudicando sua qualidade.

INFLUÊNCIA DO CLIMA NA OFERTA – Como o clima deve esquentar, com a proximidade da primavera, produtores esperam que a maturação do mamão se acelere na maioria das regiões produtoras, resultando em aumento da oferta de havaí ainda neste mês. Para o formosa, também pode ocorrer incremento em algumas praças no fim de setembro, mas espera-se que o volume seja mais intenso somente entre outubro e novembro.

Fonte: hfbrasil.org.br e Embrapa

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ácaro-rajado no mamão
ácaros na produção de mamão
Cepea
clima
clima eleva incidência de ácaros no mamoeiro
desenvolvimento do mamão
HF Brasil
oferta de mamão em setembro
produção de mamão
qualidade