×
Mamão
Outubro 30, 2020
MAMÃO/CEPEA: Preços seguem recuando diante do fim de mês
Formosa se desvaloriza 23% no Norte do ES e no Sul da BA

Por João Victor Pereira, Wharlhey de Cássia Nunes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Preços seguem recuando diante do fim de mês Ver fotos

Piracicaba, 30 - Nesta semana (26 a 30/10), o mamão se desvalorizou em todas as regiões produtoras - foi a segunda queda consecutiva no Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso ocorreu devido à baixa procura pela fruta. Essa, por sua vez, se deve às chuvas mais frequentes nos grandes centros consumidores (Sudeste), ao fim de mês (menor poder de compra) e aos feriados muito próximos – Dia do Servidor Público seguido pelo Dia de Finados.

Assim, o formosa, mesmo com oferta ainda restrita, foi comercializado por R$ 1,17/kg na média das praças capixaba e baiana, desvalorização de 23% frente à semana anterior. Já o havaí tipo 12 a 18, que tem uma oferta maior do que o formosa, foi vendido por R$ 0,52/kg nessas regiões, valor 7% inferior na mesma comparação. Outro fator que impactou negativamente nos preços foi a qualidade inferior da fruta. Antes, era a presença de manchas fisiológicas mais severas que incomodava, agora, com as chuvas, produtores relataram amolecimento do fruta e maior incidência de doenças fúngicas, como a pinta-preta. Esse cenário de qualidade, juntamente com as vendas fracas, resultou em alguns descartes nas lavouras.

Para a próxima semana, agentes ainda não esperam um mercado comprador, devido ao feriado logo no início e ao recebimento do salário, que geralmente ocorre no quinto dia útil.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
baixa oferta de formosa
baixa procura
Cepea
desvalorização
fim de mês
HF Brasil
mamão formosa
mamão havaí
preço de mamão
qualidade inferior da fruta