×
Mamão
Maio 22, 2020
MAMÃO/CEPEA: Preços em maio estão bem abaixo dos de abril
Cenário pode melhorar em junho?

Por João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Preços em maio estão bem abaixo dos de abril Ver fotos

Piracicaba, 22 – Na parcial de maio (1° a 22/05), o preço do mamão recuou nas regiões produtoras. Isso porque a colheita da fruta aumentou e o mercado doméstico segue enfraquecido diante da pandemia da covid-19. Além disso, limitações logísticas têm afetado as exportações. Como resultado, sobras e perdas foram observadas na roça, especialmente para a variedade formosa, que possui maior oferta.

O havaí tipo 12 a 18 foi vendido por R$ 0,49/kg no Sul da Bahia na parcial deste mês, valor 60% inferior ao do passado. Já o formosa registrou valor de R$ 0,27/kg no Norte do Espírito Santo, queda de 26% na mesma comparação. Destaca-se que a desvalorização da última variedade foi menor, pois seus preços já estavam mais baixos em abril.

Ambos os preços estão abaixo do custo de produção estimado pelos produtores, o que tem desanimado o setor. Para minimizar essas perdas, alguns produtores relataram que estão armazenando frutas em câmaras frias. Para o próximo mês, o clima mais ameno de inverno pode desacelerar a maturação das frutas nas regiões produtoras, evitando maiores perdas em campo.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
coronavírus
mamão
mercado de mamão
oferta de mamão
perspectivas
preços de mamão
produção de mamão
queda nos preços de mamão