×
Mamão
Janeiro 29, 2020
MAMÃO/CEPEA: Preços do havaí estão abaixo do custo de produção
Produtores estão receosos com este resultado

Por João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Preços do havaí estão abaixo do custo de produção Ver fotos

Piracicaba, 30 – A primavera e o verão 2019/20 estão sendo marcados por baixas cotações do mamão nas regiões produtoras. Este cenário está relacionado à maior oferta da fruta, especialmente do havaí – já que o aumento das temperaturas acelerou a maturação nas lavouras –, e à qualidade limitada (ora pela maior presença de calibres fora do padrão de comercialização, ora pelas manchas fisiológicas), também como reflexo do clima.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a demanda, que não está correspondendo ao elevado volume ofertado no País, é outro fator limitante aos preços. Assim, o havaí foi vendido na média de R$ 0,52/kg no Norte do Espírito Santo, entre setembro e dezembro/19, valor 29% inferior ao do custo estimado de produção. Vale destacar que um melhor resultado foi observado para o formosa no período, visto que a média de preço foi de R$ 0,93/kg na mesma região e que os custos de produção dessa variedade são menores, por conta de sua maior produtividade.

Agora, em janeiro, as cotações do mamão estão ainda mais baixas, tendo em vista a elevada oferta. Para fevereiro, porém, produtores esperam que os preços de ambas as variedades aumentem, devido à oferta mais controlada na roça (principalmente para o havaí), e à maior demanda, favorecida pela volta às aulas nos principais centros consumidores.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
custo de produção de mamão
demanda
mamão
oferta de mamão
preços de mamão
produção de mamão
rentabilidade