×
Mamão
Dezembro 5, 2017
MAMÃO/CEPEA: Preço do formosa está superior ao do havaí em 2017
Oferta de havaí está elevada neste ano

Por Marcela Barbieri e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Preço do formosa está superior ao do havaí em 2017 Ver fotos

Piracicaba, 05 – Neste ano, o mamão formosa tem obtido melhores cotações frente às do havaí nas regiões produtoras – exceção observada apenas em maio e junho, quando a oferta do formosa esteve superior à do havaí. Ao contrário do ano passado, quando a menor disponibilidade de havaí impulsionou as cotações logo no primeiro semestre, em 2017, o elevado volume da variedade resultou em desvalorizações significativas.

Assim, enquanto o formosa vem sendo comercializado por R$ 0,65/kg na parcial do ano (janeiro a novembro) nas regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea (com exceção do Rio Grande do Norte/Ceará), o havaí foi vendido por R$ 0,54/kg no mesmo período (média do Espírito Santo e Sul da Bahia).

Contudo, vale lembrar que o comércio doméstico enfraquecido e a limitada qualidade da fruta também afetaram o mercado de mamão neste ano, resultando em margens de comercialização apertadas para ambas as variedades. Além destes fatores de restrição, os valores do formosa têm sido pressionados, também, pelas baixas cotações do havaí, principalmente nas regiões com elevado volume desta variedade – como Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cotações
formosa
havai
mamão
margem de comercialização
oferta
produção de mamão
qualidade