×
Mamão
Março 13, 2020
MAMÃO/CEPEA: Oferta de roças novas afeta o preço do havaí
Menor comercialização também interfere nas cotações da variedade

Por João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Oferta de roças novas afeta o preço do havaí Ver fotos

Piracicaba, 13 – Diferentemente do previsto, a oferta de mamão havaí aumentou levemente no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia nesta semana (09 a 13/03). Isso porque, apesar da "limpa" de excessos nas roças velhas, a colheita de algumas lavouras novas ocorreu recentemente.

Portanto, na região sul baiana, o havaí tipo 12-18 foi comercializado na média de R$ 0,46/kg, queda de 37% em relação à última semana. Já na norte capixaba, a variedade se desvalorizou em 33% na mesma comparação, com média de R$ 0,50/kg.

Além da oferta, outro fator que limitou as cotações foi a dificuldade na comercialização, já que produtores relataram maior interesse pela variedade formosa, devido ao sabor e à qualidade. Um ponto positivo da colheita de roças novas é que a qualidade do havaí está melhorando.

Para as próximas semanas, produtores esperam que a demanda continue não correspondendo ao volume ofertado, visto que as frutas que não estão sendo destinadas ao mercado externo (devido ao coronavírus) podem permanecer no doméstico. Além disso, a segunda quinzena do mês costuma registrar menor volume de vendas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
comercialização de mamão
mamão
oferta de mamão
preços de mamão
preços do mamão havaí
vendas de mamão