×
Mamão
Junho 4, 2018
MAMÃO/CEPEA: Média parcial de 2018 supera valores do ano passado
Cotações do havaí mais que dobram entre janeiro e maio/18

Por Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Média parcial de 2018 supera valores do ano passado Ver fotos

Piracicaba, 04 – O mês de maio fechou com baixa nas cotações de mamão nas principais regiões produtoras do País. No Norte do Espírito Santo, por exemplo, as variedades formosa e havaí foram comercializadas por valores menores aos observados em abril – os registros do Hortifruti/Cepea indicam queda de 56% e 30%, respectivamente.

Apesar da controlada disponibilidade da fruta naquele mês, devido ao clima ameno, diversos fatores afetaram as vendas no período – ora por influência do calibre, ora por conta do padrão fitossanitário. Destaca-se, ainda, que enquanto o calibre limitou apenas os preços do formosa, o último entrave citado afetou ambas as variedades, pois as chuvas voltaram a ser frequentes nas roças em maio.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o volume registrado superou a normal climatológica em algumas regiões produtoras no mês passado. Em Linhares (ES), choveu cerca de 111 mm no acumulado, sendo que o esperado era de 57,7 mm para maio. Porém, houve relatos de que as precipitações foram mais distribuídas, assegurando melhor qualidade frente aos meses anteriores – apenas houve maior incidência de doenças fúngicas e viroses em lavouras velhas, que são mais suscetíveis às intempéries climáticas.

Vale lembrar que, do mesmo modo, a demanda enfraquecida continuou impactando as cotações – o que gerou acúmulo de frutas nas centrais atacadistas. Para a variedade formosa, especialmente, manchas fisiológicas, mesmo que pontuais, também foram observadas, restringindo as vendas. Ainda, a paralisação dos caminhoneiros, no fim de maio, desorganizou o setor e resultou em perdas de frutas nos transportes e nas lavouras.

Em contrapartida, os preços registrados estiveram superiores na parcial do ano (janeiro a maio/18). Neste período, o havaí foi comercializado com média de R$ 1,63/kg no Norte do Espírito Santo, valor 163% superior frente aos mesmos meses do ano passado. Já o formosa foi vendido por R$ 0,78/ kg, alta de 44% na mesma comparação.

Este resultado pode ter sido influenciado pela nova queda da área produzida – especialmente para o havaí, que obteve baixos preços no ano passado e desestimulou novos investimentos – e pelo período de "pescoço" nas principais regiões produtoras, em março, que estimulou o aumento considerável de preços naquele mês.

Fonte: hfbrasil.org.br e Inmet

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área
Cepea
clima
cotação mamão
greve dos caminhoneiros
preços de mamão
produção de mamão
qualidade