×
Mamão
Julho 5, 2019
MAMÃO/CEPEA: Julho mal começou e já registra preço recorde de havaí
Oferta vem se reduzindo ao decorrer das semanas

Por Gabriel C. Barbosa e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Julho mal começou e já registra preço recorde de havaí Ver fotos

Piracicaba, 05 - Nesta semana (1º a 05/07), o mamão havaí atingiu recorde histórico dos preços semanais acompanhados pelo Hortifruti/Cepea (desde 2001), em termos nominais. Este cenário era previsto, já que a oferta da variedade vinha se reduzindo ao decorrer das semanas – situação decorrente das altas temperaturas e da baixa umidade registradas entre fevereiro e março no Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia (principais regiões produtoras de havaí), que provocaram abortamento floral nas plantas.

Além disso, por conta do inverno, as baixas temperaturas, principalmente à noite, limitaram a maturação das frutas na roça, diminuindo ainda mais o volume ofertado. Assim, o havaí tipo 12-18 foi comercializado na média de R$ 5,50/kg na praça capixaba, valorização de 20% em relação à semana passada, e 2% superior quando comparado ao maior preço da série histórica do Cepea (recorde registrado na semana de 20/05/2016) em termos nominais.

Para a próxima semana, espera-se que as cotações se mantenham em altos patamares devido à falta de havaí. Ainda assim, estes altos preços devem limitar a demanda da fruta, pressionado produtores a reduzir as cotações.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
baixa oferta
Cepea
HF Brasil
inverno
mamão havaí
Norte do ES
preço de mamão
sul da BA